Em entrevista exclusiva, o professor-doutor da FGV-EAESP destaca razões pelas quais advogados devem se preparar para a gestão financeira de suas sociedades

"Tomar decisões eficazes e eficientes que aumentem a produtividade e competitividade do escritório só é possível com o registro 
adequado das operações e o acompanhamento de métricas financeiras que apontem o caminho trilhado”. A afirmação é de Cesar Nazareno Caselani, professor doutor em Administração pela FGV-EAESP (Fundação Getúlio Vargas – Escola de Administração de Empresas de São Paulo) e responsável pelo curso Finanças para Advogados da Academia Sinsa.

Nesta esclarecedora entrevista exclusiva para o site do Sinsa, ele destaca as razões pelas quais advogados devem se preparar para a gestão financeira de suas sociedades, apontando o que caracteriza um planejamento financeiro para o segmento de serviços e a importância de métricas para a obtenção de um diagnóstico da saúde financeira do negócio e tomadas de decisão.

Confira, a seguir, um pouco dos assuntos que farão parte do curso Finanças para Advogados, programado para os dias 08, 15 e 22 de outubro de 2018, das 19h às 22h40, no Espaço Fit (Rua Peixoto Gomide, 282), na cidade de São Paulo. E, claro, inscreva-se!

  Sinsa Informa: Na sua avaliação, qual a principal deficiência das sociedades de advogados na gestão financeira dos negócios da categoria?

Cesar Nazareno Caselani: A ausência de entendimento claro sobre a situação financeira do escritório costuma ser a maior deficiência de uma sociedade de advogados na minha avaliação e experiência com bancas.

É comum que os profissionais se dediquem muito ao exercício das atividades, mas não se atentem à importância de organizar um banco de dados financeiros e fazer o acompanhamento dessas informações. Também são desconhecidas, muitas vezes, as métricas para avaliação dos números e que são a base para a boa tomada de decisões relativas às finanças do negócio.

Sinsa Informa: O curso visa oferecer um panorama geral da área de Finanças com ênfase na área de serviços? Se sim, como esse setor se diferencia dos demais? Pode dar alguns exemplos?

Cesar Nazareno Caselani: Sim. O objetivo é trabalhar os conceitos de Finanças, Contabilidade e Economia com foco na área de prestação de serviços, atentando às características que marcam o segmento de escritórios de advocacia.

No curso, quando formos nos dedicar à análise de Demonstração de Resultados, por exemplo, serão destacadas as adaptações necessárias para uma leitura dos resultados para as sociedades de advogados. O mesmo será feito na ocasião do estudo de Balanço Patrimonial.

O segmento de serviços tem a área de Pessoas como um fator representativo para o negócio em comparação ao setor da Indústria. Já o investimento em estrutura física é bem menor.

São diferenças como essas que vamos analisar, propondo uma reflexão sobre o papel e relevância dos dados e indicadores financeiros para o segmento de escritórios de advocacia.

Sinsa Informa: Quais os índices financeiros que considera os de maior importância para uma sociedade de advogados?

Cesar Nazareno Caselani: Todos os índices são importantes porque é justamente a leitura do seu conjunto que permite um diagnóstico da situação financeira de uma sociedade.

Os indicadores são separados em grupos e cada qual traz uma informação parcial. Olhar apenas para Rentabilidade de forma isolada não diz nada. O mesmo diz respeito à leitura sobre Endividamento.

Sempre digo que a "análise da saúde financeira” de um negócio é como um checkup médico. São necessários vários "exames”, vários resultados para a compreensão do todo.

Sinsa Informa: O curso Finanças para Advogados terá um enfoque mais conceitual ou prático?

Cesar Nazareno Caselani: No curso, estudaremos cinco grupos de indicadores que traduzem as situações de: Liquidez, Endividamento, Rentabilidade, Eficiência Operacional e Lucratividade. São aqueles que considero essenciais para a gestão financeira de escritórios de advogados.

Entendo que é muito importante o entendimento do conceito desses índices. Se não formos capazes de compreender claramente o que estamos calculando, pouco adianta. Portanto, combinaremos a relação "números e conceitos” para que os profissionais concluam o curso seguros e preparados para colocar em prática um plano de trabalho para a gestão financeira.

Sinsa Informa: Pode citar algumas características do que considera um bom orçamento na área advocatícia?

Cesar Nazareno Caselani: O orçamento é, por essência, uma projeção de entradas e saídas. Trata-se de um plano financeiro que deve considerar receitas e despesas projetadas para o trabalho.

A tomar como exemplo, salários e investimentos (em softwares, por exemplo) devem ser contemplados como saídas, enquanto honorários advocatícios serão o principal dentre as receitas previstas.

A estrutura de orçamentos de escritórios se assemelha à de consultorias e vamos analisar o conceito contextualizado aos indicadores de finanças das sociedades de advogados para a compreensão de cada componente e de seu peso para a saúde financeira do negócio.

 

 Sobre o Curso Finanças Para Advogados

A Academia Sinsa promove o curso Finanças para Advogadosnos dias 08, 15 e 22 de outubro de 2018, das 19h às 22h40, no Espaço Fit (Rua Peixoto Gomide, 282), na cidade de São Paulo. As aulas serão ministradas por Cesar Nazareno Caselani, doutor em Administração pela FGV-EAESP.

O conteúdo do curso está dividido nos tópicos Decisões financeiras fundamentais e o objetivo de Finanças; Análise das demonstrações financeiras; e Planejamento financeiro e Geração de valor, abordando os temas aplicados à realidade das sociedades de advogados.

Para mais detalhes do programa, acesse Academia Sinsa – Finanças para Advogados.

Investimento

Como parte do lançamento da iniciativa educacional, o Sindicato está subsidiando 50% do valor das inscrições dos cursos da grade inaugural da Academia Sinsa. Com isso, o valor para matrícula no módulo Finanças para Advogados é de R$ 500,00 para escritórios associados ao Sinsa e de R$ 600,00 para não associados.

Inscrições

Para inscrições, envie uma mensagem para curso@academiasinsa.com.br, informando nome, e-mail, telefone, sociedade de advogados e o curso de interesse.

 

Produção e edição: Moraes Mahlmeister Comunicação

Compartilhe essa página

Deixe seu comentário